AS ESTAÇÕES DO ANO

Ano após ano, no dia 21 de junho, eu ouço e leio o repetitivo e burocrático anúncio dos órgãos de imprensa: "O inverno começa hoje". Ora, desde épocas imemoriais convencionou-se que o tempo é dividido em quatro estações meteorológicas de três meses, conforme os raios do Sol incidam perpendicularmente ao equador (o chamado equinócio) ou ao trópico de Câncer ou de Capricórnio (os chamados solstícios) . Quando o Sol está sobre o trópico de Câncer, em torno de 21 de junho, acontece o auge do inverno para nós sulistas (e o auge do verão para os nortistas). Mas isso é o auge, não é o começo do inverno! É quando acontece o dia mais curto e a noite mais longa do ano. Se se quer seguir a convenção milenar, o inverno começa em torno de 7 de maio (45 dias antes do auge) e termina em torno de 5 de agosto (45 dias depois do auge). Isso vale também para a primavera, o verão e o outono, "mutatis mutandis". Ou seja, o verão também não começa em 21 de dezembro, a despeito da imprensa. Ele começa em 6 de novembro, tem seu auge em 21 de dezembro e termina em 4 de fevereiro. Assim como o outono começa em 4 de fevereiro, tem seu auge em 21 de março e termina em 7 de maio. E a primavera começa em 5 de agosto, tem seu auge em 21 de setembro e termina em 6 de novembro.

O movimento de rotação da Terra em torno de seu próprio eixo e o movimento pendular em relação ao Sol assemelham-se ao movimento de um pião, como se vê na ilustração abaixo. A "Posição A" do desenho (21/06) espelha o auge do inverno (e não o início). A "Posição B" do desenho tem dois momentos no ano (07/05 e 05/08), estes, sim, os momentos determinantes do início e do fim do inverno. Confundir auge com início virou moda entre os meteorologistas e jornalistas brasileiros, não sei por que cargas d'água.

HORÁRIO DE VERÃO

No Brasil, como em outros países, instituiu-se o horário de verão. A data de início e de término do horário de verão sempre foi aleatória, no Brasil. Somente a partir de 2008, decreto presidencial (6.558 de 08/09/2008) determinou que "...em todos os anos a mudança no horário ocorrerá à zero hora do terceiro domingo de outubro e terminará à zero hora do terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.". O horário de verão limitava-se, nos últimos anos, às regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Em 05/04/2019, o recém-empossado presidente da república anunciou a extinção do horário de verão, mas de forma dúbia: ainda não se sabe ao certo se a extinção se dará definitivamente ou se provisoriamente (apenas para o ano de 2019). Parece-me que, na prática, estamos apenas voltando à situação anterior a 2008, quando a cada ano o presidente em exercício decidia se e quando haveria o horário excepcional.

Home
© 21/06/2007 Atualizada em 06/12/2019