SOCORRO! MEU FILHO ENGASGOU!

[Anotações pessoais de um leigo. Não sou médico. Não decida em questões de saúde apenas com base em informações veiculadas na Internet. Leia-as com reservas, sempre submetendo-as a orientação médica.]

A criança está bebendo ou comendo alguma coisa e subitamente engasga! Você vê que ela tenta respirar e não consegue! Ela está morrendo! Isso acontece porque ela, ao engolir, aspirou o alimento, ele se alojou na traquéia em vez de descer para o estômago e formou um tampão que impede a entrada de ar nos pulmões.

O primeiro pensamento é procurar socorro médico. Mas a criança não pode esperar! Existe algo que você pode e deve fazer imediatamente para tentar salvá-la, enquanto se procura atendimento especializado: trata-se da Manobra de Heimlich, altamente eficaz nesses casos, mas que as pessoas, abaladas com a visão da agonia da criança, não a executam, ainda que a conheçam.

Trata-se de remover com os dedos alguma coisa que a criança ainda tenha na boca e de abraçá-la por trás, como na figura abaixo, executando rápido e vigoroso aperto com as mãos, abaixo do osso do peito e acima do umbigo (na "boca do estômago"), uma ou mais vezes, até que ela reaja. Ela vai tossir ou vomitar e estará salva! O que acontece é que, ao apertar-lhe a barriga, você força o ar a sair pela traquéia e a expelir aquilo que a obstruía! A criança consegue então voltar a respirar:

Procedimento simples, que pode significar a diferença entre a vida e a morte. Todos devem conhecê-lo e divulgá-lo. Um sem-número de crianças (ou adultos) sobrevive hoje porque alguém ao lado delas conhecia o procedimento e teve a serenidade para executá-lo. Saiba mais a respeito dessa prática de primeiros socorros na própria Internet, sob a expressão-chave "manobra de heimlich".

O princípio é semelhante para socorrer um bebê engasgado, com a diferença que os apertos na "boca do estômago" devem ser menos bruscos, porque os ossos do bebê são mais frágeis.

Entenda por que a manobra dá resultado: é como em um balão de borracha tampado com uma rolha. Se o balão é vigorosamente apertado, a rolha salta da boca!

Home
© 06/07/2010 Atualizada em 15/08/2015