PONTE JK - BRASÍLIA (DF)

À esquerda e abaixo, a Ponte JK, sobre o Lago Paranoá, em Brasília (DF), inaugurada em 15/12/2002. À direita, a passarela do Aquário Público, no Porto de Nagóia (JAPÃO), inaugurada em 1989. Polêmica de direitos autorais à parte (se é que existe polêmica), a Ponte JK destaca-se por sua beleza, imponência e engenhosidade.

Brasília..................................................................... Nagóia
Ponte de BrasíliaPassarela de NagóiaCoordenadas geográficas

Brasília ................................................................................................Nagóia
Ponte de BrasíliaPassarela de Nagóia

Brasília
Ponte de Brasília

Nagóia [35 05 25 N 136 52 47 E]*
Passarela de Nagóia
Veja essa foto do Porto de Nagóia, em versão panorâmica (360°), em um "site" japonês.

Localização da Ponte de Brasília (Ponte JK) [15 49 25 S 47 49 46 W]*
Planta de Brasília

O projeto da Ponte JK foi agraciado com a Medalha Gustav Lindenthal do ano de 2003, no 20º Congresso Internacional de Pontes (20th International Bridge Conference), patrocinado pela Sociedade dos Engenheiros da Pensilvânia, em associação com a Revista Estradas & Pontes. Essa medalha é outorgada anualmente para projeto inédito de ponte, que se caracterize por inovação na técnica ou no material empregados, ou que se notabilize no aspecto estético, na interação com o meio-ambiente ou no engajamento da comunidade.

O projeto foi vencedor, também, do Prêmio ABCEM 2003 (Associação Brasileira da Construção Metálica) – Melhores Obras com Aço do Ano na categoria Pontes e Viadutos.

Falando em pontes, veja essas outras maravilhas da engenharia moderna, na 2ª parte desta matéria.

[ ]* As coordenadas geográficas são particularmente úteis para visualizar, no Google Maps, o mapa ou a imagem de satélite da região focalizada. Basta transpor esses dados para o campo "Search Maps" do programa.

Home
© 15/12/2002 Atualizada em 11/10/2012