A ORIGEM DOS ALGARISMOS ARÁBICOS

* que teriam vindo dos brâmanes, casta sacerdotal hindu, e teriam sido difundidos pelos árabes, por isso a denominação algarismos hindu-arábicos ou simplesmente algarismos arábicos. O movimento da escrita evoluiu naturalmente para os atuais algarismos de 1 a 9. O zero só teria surgido lá pelo século IX da Era Cristã (cerca de 870 d. C.)


E esqueça da teoria que os algarismos modernos teriam sido inspirados no número de ângulos dos algarismos segmentados. Esse modelo de algarismos só foi lançado no século 20, com o advento do diodo eletroluminescente (LED) e do diodo de cristal líquido (LCD), introduzidos em relógios digitais e em máquinas de calcular eletrônicas. E observe que só existe correspondência entre o número de ângulos nos algarismos "6" e "8", assim mesmo por pura casualidade, sem qualquer conotação histórica ou científica:

Eu tenho a convicção de que essa proposta foi colocada na Internet por pilhéria. De que se trata de um chiste e que o autor não imaginava que tantos internautas o levassem a sério. Não é a primeira vez que um "hoax" ganha vida própria e é galgado à categoria de verdade científica. Os leitores ficam cegos, a ponto de não perceber a fragilidade do argumento. Ninguém se pergunta de que registro histórico, ao longo dos séculos, o autor da teoria sacou a estranha representação gráfica dos algarismos "2", "3", "7" e "9", abaixo:

Trata-se de um malabarismo inacreditável e hilariante, para tentar convencer que o desenho desses algarismos teria originalmente 2, 3, 7 e 9 ângulos!

Home
© 04/07/2009 Atualizada em 28/09/2013